Saturday, March 07, 2009

compras na noruega

ontem fui fazer compras na IKEA, loja de móveis de origem sueca, muito famosa aqui na europa. foi uma experiência.

a IKEA disponibiliza um ônibus de graça para levar e trazer as pessoas para a loja e eles ficam abertos até as 23 horas diariamente, é bem incomum isso pros padrões europeus.

ja viajei por muitos países, mas foi a primeira vez que vi uma loja com caixa self-service, as pessoas passam seus produtos no leitor de código de barras e pagam a conta na máquina, sem nenhum aparente controle de segurança ou dos vendedores da loja (provavelmente deve haver alguma câmera filmando, mas mesmo assim é uma novidade para mim). os caixas tradicionais também estão lá para quem gosta de fazer compras a moda antiga.

o meu primeiro pensamento foi que esse sistema nunca ia funcionar no brasil, o pessoal ia sempre querer levar vantagem e não ia passar todos os produtos no código de barras :/
essa diferença de conscientação e confiança na população aqui é uma qualidade admirável.

uma coisa que sempre me confunde aqui nas lojas e bares é que você tem que passar o cartão de crédito na máquina e por o valor (aí vc pode incluir o gorjeta, se quiser). normalmente eu sempre fico esperando o caixa pegar meu cartão e o caixa tb fica me esperando passar o cartão, até que ele percebe que passou muito tempo e me pede pra passar o cartão :P

outra diferença que notei é que na maioria dos lugares aqui se vc comprar o ingresso/ticket online ou nas máquinas é mais barato do que comprar com o vendedor. hoje mesmo tive uma desagradável surpresa, fui comprar uma passagem de ônibus com o cobrador e o valor foi 50% mais caro do que se eu tivesse comprado na máquina! desse jeito o emprego de caixa ta com os dias contados por aqui.

por último, semana passada fui num bar com o pessoal do curso de norueguês (estou aprendendo a falar o básico de noruegues, é uma mistura de inglês com alemão) e na hora de pagar a conta vimos que no final tinha discriminado o imposto de 25%, então eu achei que a gente precisava pagar 25% a mais no total, mas eu estava errado, os 25% de imposto jã estão incluídos no preço. foi uma confusão e no final a garçonete nos devolveu os 25% a mais que havíamos pago.

... esses são alguns exemplos de pequenas diferenças do dia a dia.

1 comment:

AFurtado said...

Interessante, tirando o onibus da IKEA (e a confusao dos 25%), tudo que voce descreveu e' exatamente igual aqui! :)

E a neve, continua? Aqui a primavera esta' ameacando a chegar...

[]s
-- AW